terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Dicas para um estudo mais eficiente.



Estudar música ou qualquer outra coisa é um assunto sério. Sabe-se que é importante, porém quando chega em casa deixa para depois. Os que melhores destacam-se são aqueles que tem interesse e fazem disto um hábito agradável.

1 – Planeje seus estudos: Aprender é um processo e não podemos fazer tudo de uma vez; Fica mais fácil quando dividimos em partes.

2 – Roteiro e cronograma de estudos: A aprendizagem é um processo ativo e intencional. O estudante tem que ter interesse, motivação e hábito. Uma forma de desenvolver-se é mostrando interesse, é praticando o que foi dado na aula, em casa.

3 – Aprender é sozinho: Aprendizado é algo pessoal e intransferível; Assim como sonhar não dá para sonhar pelas outras pessoas, aprender também não. Pouco importa se o colega estudou ou não. O que importa é se você estudou. As etapas de estudo é um processo pessoal.

4 – Pratique: Uma coisa é fazer um roteiro do que vai estudar, a outra é compreender o que professor passou em aula. A terceira é reter o conhecimento. Nesta o trabalho é individual mesmo. Tem que “colocar a mão na massa” praticando, observando e questionando o que foi aprendido.

5 – Use o que aprendeu; Uma característica do estudo é a aplicação dele. Estamos assimilando conhecimento que foram desenvolvidos por outros. Para ter uma qualidade melhor de vida. Para ter soluções mais fáceis para as situações de vida. O aprendizado não serve somente para aprender um instrumento musical ou mesmo conseguir um melhor trabalho, é muito mais que isto. Este conhecimento adquirido  na aula de música, no curso etc, deve sim ser aplicado para resolver adversidades de forma criativa.

6 – Truques: tem pessoas que tem uma maior memória para o  ritmo. Precisam associar algo aprendido a um ritmo. Outros a memória visual. O que importa anotar, isto que vai ajudar a aprender. A memória motora é manipular, mexer.

7 – Fazer um intervalo de descanso.


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=6-V8k1uZCIA

0 comentários :

Postar um comentário