Cursos

               A Fermata, vem atuando há 18 anos no mercado de ensino musical, e propicia que os alunos tenham uma vivência musical plena, possibilitando-os também que possam tocar as músicas que gostam, formar grupos e bandas e entender a linguagem musical.
               Você poderá escolher entre os instrumentos:

  • Violão
  • Guitarra
  • Teclado
  • Contrabaixo elétrico
  • Musicalização infantil


        Prática de Conjunto  

               Nesta aula o aluno toca  com  um grupo e aprende  ritmo,  percepção, improviso e,principalmente, sente  como é  tocar com  outras pessoas. É uma  experiência  muito importante e  divertida.


            Música através do computador

               Por  que  não  ser  ouvinte, mas também criar música? Este é o desafio que a Oficina de Música Fermata lhe propõe.Convidamos  você a  explorar  o  computador  a  serviço  da música  e  descobrir  como criar acompanhamentos, solos e depois gravar seu cd personalizado com os  play backs do   seu  repertório favorito.


Iniciação musical para crianças 
através do teclado

               Para o aprendizado da linguagem musical  com as crianças a partir dos 5 anos,  é desenvolvido um trabalho diferenciado com o método Bastien,  que envolve jogos, vivências e dinâmicas musicais


           Musicalização infantil 

              Em parceria com algumas creches  temos um trabalho de musicalização infantil que é realizado com atividades de sensibilização e exploração do som, do ritmo, com canções folclóricas, composições de músicas e criações de instrumentos musicais de sucatas.

         O som da sucata

               A música utilizada como ferramenta de autoconhecimento e valorização pessoal. Na aula do som da sucata é uma oportunidade de parar e perceber o quanto as coisas que você faz e você é, são importantes. E valorizar isto tem a ver com melhorar a vida.
Para isto é utilizado um programa de educação em valores humanos que tem cinco técnicas:

  • Harmonização: É ficar quietinho, parar um pouco a mente agitada, e ficar mais perto de si mesmo. Isto pode ser feito através de uma meditação, oração, visualização etc.
  • Citação: É escolhido na aula um símbolo auto-explicativo que pode ser uma palavra, uma ação, som, música, foto ou desenho para comunicar uma idéia. Associado a uma citação.
  • Contação de histórias: Deste tema que foi criado a citação e o meme, é contado uma história que tenha uma mensagem. Elas destacam situações que têm paralelo com a vida e sugerem soluções, também fazem uma ponte entre conceito e prática.  
  • Música: Além de alegrar e aumentar a vibração positiva do ambiente, é um agente para aumentar a sensibilidade e a consciencia interior daquilo que precisa ser melhorado.
  • Dinâmicas: É um momento do som da sucata pra tocar instrumentos de percurssão, confeccionados com sucatas. É um festival de ritmos. É uma mistura de música e movimento. E também dinâmicas, jogos e dramatizações para tomar consciencia de determinados padrões internos.

           Temos aqui a Prática de Conjunto, onde eles exercitam o tocar em grupo. Na área de produção cultural, temos a Mostra Musical que acontece anualmente no Teatro Roberto Atayde Cardona em Montenegro - RS. Sob à direção de Paulo Ulrich a Fermata fica na rua Capitão Cruz, nº 2116, no centro em Montenegro.